Pular para o conteúdo principal

Você conhece o produto/serviço que vende?


 Esse foi o tema da minha monografia.


Eu observava o  atendimento que recebia nas empresas que passava e ficava consternada com a falta do conhecimento ou pobre conhecimento do que se vende.
Com a facilidade de acesso a internet, antes de ir às compras o cliente busca conhecer melhor determinado produto e aqui vamos incluir serviço na denominação produto.

Continuando o meu exemplo: Fui em uma loja de cama, mesa e banho e perguntei a vendedora se tinha lençol em percal 180 fios branco, ela ficou me olhando com um semblante tipo esse da foto desse artigo e em fração de segundo meus olhos percorreram as imensas prateleiras e encontrei, pela embalagem, o que seria a minha busca e mostrei para a vendedora que pegou a embalagem e me mostrou o produto.

Ah mas, se a atendente era novata? 
O funcionário e principalmente atendentes e vendedores, que estarão na linha de frente, precisam conhecer e viver a visão e missão do negócio e trabalhar em conjunto para atingir os objetivos da empresa.

O que precisa acontecer:
- As empresas devem oferecer aos colaboradores treinamentos e atualizações de informações que tangem a atividade do negócio;
- os colaboradores devem se esforçar para conhecer não somente o produto, mas a sua origem, o processo de definição do produto e o porquê a empresa o escolheu;
- o atendente/vendedor precisa entender a real necessidade do cliente conversando logo ao recepciona-lo e saber transmitir todo o seu conhecimento oferecendo os produtos específicos que poderão atender a sua necessidade;
- após o vínculo criado através dessa última abordagem o vendedor deverá usar além da sua persuasão todo o conhecimento que possui a respeito dos produtos e vincular a necessidade do cliente com as especificações técnicas;
- além disso conhecer o porquê o cliente precisa adquirir o produto, o resultado que ele obterá e a solução que o produto trará para o cliente (importante destacar que os consumidores estão em busca de soluções para os seus problemas, quem entregar a solução mexerá com as suas emoções e consequentemente com a sua definição de compra).

O vendedor/atendente precisa entender que, precisa cada vez mais, agregar valor ao seu trabalho investindo sempre no conhecimento e entendendo o seu real lugar na empresa, ele está ali não por estar, ele precisa ter consistência e agregar valor a marca. Assim, tanto ele, quanto a empresa e o cliente ficarão satisfeitos progressivamente.


Karla Azevedo
Assistente Virtual

Instagram: @karlaazevedocs

e-mail: karlaacoelho@gmail.com









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Atendimento ao cliente nos serviços prestados pelos salões de beleza

  Os serviços de Salão de beleza e estética são uma das atividades mais escolhidas pelas empreendedoras. Os serviços de beleza para cabelo, pele, sobrancelhas, cílios e unhas correspondem a uma grande parcela na economia do nosso país, considerando uma média de 30% da receita. Em um mercado onde existe mais de 1 milhão de salões de beleza e centenas de clínicas de estéticas o serviço ao cliente precisa possuir um diferencial além do conhecimento técnico específico. O diferencial no atendimento ao cliente é tão importante que as clientes não consideram distância, preço ou facilidades no pagamento e sim procuram um lugar onde se sente bem e são bem tratadas. Ainda mais, considerando o público exigente de mulheres que se apegam mais aos detalhes e emoções. Em decorrência disso, como se destacar em um mercado tão competitivo e acirrado? Como ser lembrado? Assim como acontece com qualquer marca que gostamos (salão de beleza também é uma marca), é fundamental considerar uma exp...

A sua MARCA/NEGÓCIO tem presença digital?

  ✔️Não tem para onde correr, seja qual for o seu ramo de atividade a presença digital tornou-se uma regra. Avance nesses passos e experimente resultados inimagináveis. Ah! Além de "estar na internet" você precisará interagir com o seu público ativamente e não precisa ser você, mas algum representante, desejando que seja EU, será um prazer influenciar positivamente o seu negócio. ⏩ A K emprendimentos🚀 📬Envia DM 📲 Whatsapp 22 26201529 ↪️Acesse o link na Bio

O WhatsApp da sua empresa está pronto para receber o contato do seu público?

 Essa pergunta ainda gera muitas dúvidas. O atendimento ao cliente, por mensagem, deve ter o mesmo nível do atendimento pessoal. Deve ser completo, dinâmico, educado e apto a chegar a finalização de maneira positiva para você. O Whatsapp se tornou uma ferramenta completa, que tem auxiliado milhares de empresas em todo o mundo a divulgar, facilitar e manter o contato com a clientela. Essa ferramenta possui inúmeras abas importantes , que trarão esclarecimentos para que não restem dúvidas para quem acessar. E ai? Se o seu cliente em potencial te chamar no WhatsApp o que ele vai encontrar? Pense nisso e me chama para eu te auxiliar, também, nesse processo!! Boas vendas!! 👏