Os serviços de Salão
de beleza e estética são uma das atividades mais escolhidas pelas
empreendedoras. Os serviços de beleza para cabelo, pele, sobrancelhas, cílios e
unhas correspondem a uma grande parcela na economia do nosso país, considerando uma média de 30% da
receita.
Em um mercado
onde existe mais de 1 milhão de salões de beleza e centenas de clínicas de
estéticas o serviço ao cliente precisa possuir um diferencial além do conhecimento
técnico específico.
O diferencial
no atendimento ao cliente é tão importante que as clientes não consideram
distância, preço ou facilidades no pagamento e sim procuram um lugar onde se
sente bem e são bem tratadas. Ainda mais, considerando o público exigente de
mulheres que se apegam mais aos detalhes e emoções.
Em decorrência
disso, como se destacar em um mercado tão competitivo e acirrado? Como ser
lembrado?
Assim como acontece
com qualquer marca que gostamos (salão de beleza também é uma marca), é
fundamental considerar uma experiência marcante para o cliente do início ao
fim. É a experiência vivida pela cliente que levará ela a nunca esquecer e
também a sempre indicar a sua marca. Eu vivi um exemplo desse: Liguei para
marcar o serviço e minutos antes do horário marcado eu estava me aproximando da
porta do salão, a recepcionista saiu do seu balcão, me recebeu na porta,
confirmou o meu cadastro no sistema, me levou até o local de espera, me ofereceu
café, água, me mostrou onde ficava o banheiro, e onde estavam as revistas e me informou
que a profissional “tal” estava finalizando um atendimento e iria me chamar.
Quando a profissional finalizou, ela não me gritou de onde ela estava, mas sim
veio até a mim, se apresentou muito gentilmente e me levou até o local que
seria desenvolvido o serviço. Bem, esse atendimento inicial foi apenas o início
da minha experiência e não tinha nada de mais, apenas boa comunicação,
gentileza e educação. No final quando me dirigi novamente no balcão a
profissional ficou o tempo todo comigo, fez o total que deveria ser pago e se
despediu de mim. Já no caixa a atendente perguntou o que achei do serviço, da
profissional, disse que eu poderia ficar à vontade para tirar foto no cantinho
separado para isso e sem contar que até hoje eu recebo SMS desse salão quando
tem promoções específicas. Marcante, não é mesmo? No decorrer desse artigo vou mencionar
algumas experiências terríveis que já tive com maus atendimentos nos salões de beleza.
A boa experiência
oferecida ao cliente precisa responder as seguintes questões:
- Foi fácil encontrar
informações sobre o produto/serviço?
- Tirei todas as minhas dúvidas
rapidamente?
- O produto/serviço é
excelente?
- Quando tive problemas, eles
não hesitaram em me ajudar?
- Fui “mimado” sem
necessidade?
- Lembraram-se de mim depois?
Claro que além
dessas perguntas a criatividade fica a cargo de cada proprietário da marca, para
oferecer uma boa experiência no atendimento ao cliente, pois somente assim ele
será fidelizado. Esse é o caminho certo, concorda?
Atender, relacionar
e cativar clientes de forma incrível em todas as oportunidades que tiver ao seu
alcance, deve ser sua maior preocupação. Por exemplo, quando o cliente:
- Entrar em contato para pedir
informação ou agendar um serviço;
- Entra no estabelecimento e
aguarda para ser atendido na recepção;
- Enquanto está sendo atendido;
- Quando vai pagar pelo
serviço e/ou compra um produto na recepção;
- E ainda, pode e deve
continuar depois que o cliente vai para casa.
Em um dos
cursos do Sebrae a consultora disse que foi chamada para fazer consultoria em
um Salão de beleza e observou que havia uma regra de nenhuma manicure conversar
com clientes. A consultora orientou que as consultoras poderiam conversar com
as suas clientes o mínimo possível, mas principalmente ouvi-las e ao ouvir as suas
histórias, anotar no cadastro dessa cliente o que mais a marcou como: Na
conversa a cliente informou que a sua filha está gravida e está chegando o
primeiro neto ou na conversa a cliente informou que estaria indo na festa de
formatura do marido, quando essas clientes retornarem a profissional olhará
essas anotações no seu cadastro e perguntará preocupando-se: E o netinho está
bem? Como foi a formatura do seu esposo? Essa atitude é oposta a proposta que a
cliente do Sebrae considerava como certa e mostraria a cliente, que a experiência
dela foi importante para o salão de beleza.
Seguem as
regras para um bom atendimento, abaixo:
1.
Seja
ágil no atendimento
Claro
que não é necessário correr, mas considere a sua habilidade, quanto tempo você
gasta para fazer determinado serviço e na proporção de cada cliente, os atrasos
são inadmissíveis, no entanto, se for necessário, certifique-se de que a próxima
cliente já foi comunicada. Evite atrasos conhecendo bem a sua agenda.
2.
Seja
educada, simpática e gentil
Isso
de forma natural, pois até o que é forçado se percebe. Procure olhar nos olhos,
manter a voz em tom natural (não fale alto), sorria (sem gargalhadas altas), o “bom
dia”, “obrigada”, “por favor” é o mínimo. Pelo menos o mínimo de cordialidade deixará
a cliente a vontade. Dias ruins podem ocorrer, mas o seu cliente não precisa saber
disso.
Certa
vez estava no primeiro dia de abertura de um salão de beleza após a pandemia e
a gerente me pedia tantas desculpas pelas situações que ocorriam naquele
momento (arrumação e limpeza do espaço etc), que eu já estava me sentindo mal por estar
recebendo tantas desculpas, uma vez que eu já havia deixado ela a vontade. O excesso de desculpas também é desnecessário, uma vez que, nesse caso, a arrumação e a limpeza poderia ter sido feita previamente.
3.
Tenha
atenção com o seu cliente e cuidado ao falar
Além
do tom de voz ser importante na comunicação com o cliente, lembre-se que outros
serviços estão sendo prestados ao seu redor, e pode incomodar. O cliente não
precisa conhecer a vida inteira da profissional, seus problemas, forçando uma
intimidade, chamando a atenção de funcionário, fazendo caras e bocas quando
alguém se expressa, enfim, faça o seu trabalho, se relacione bem com os seus
colegas e com as clientes, não é difícil, porém treine o que você acha que não
é tão bom assim e pode melhorar.
Um
exemplo disso: em um salão de beleza, enquanto eu fazia a unha o cabelereiro
conversava com uma cliente que queria fazer determinado serviço no cabelo, as
duas manicures ficavam fazendo caras e bocas uma com a outra, desmerecendo e
agindo com sarcasmo, enquanto ouviam a conversa, ou seja um, comportamento
inadequado.
4.
Trate
os seus clientes da mesma forma
Devido
a frequência no salão há clientes que a profissional conhece melhor do que outros,
mas todos devem ser tratados de igual forma, independente de aparência, tempo
de clientela ou posses. Ninguém gosta de sentir-se menos privilegiado que o outro.
5.
Treine
a sua equipe
Procure
no final e inicio do dia conversar com a sua equipe sobre como foi o dia, as
dificuldades, os erros e acertos e incentive-as a melhorar sempre. Ouça as sugestões
da equipe e dê as suas, certificando de que as ideias estão em desenvolvimento.
6.
O
cliente tem sempre razão
Caso
o cliente mostrar descontentamento no serviço prestado, procure ouvi-lo e coloque-se
a disposição para corrigir o que ele pode não ter gostado e faça o melhor. Não demostre
que não gostou da informação e não discuta. Mantenha a calma e procure ser atenciosa
e simpática, demonstrando estar ao dispor para melhorar. Caso possível ofereça um
bônus, voucher ou brinde.
7.
Cuidado
com o uso do seu telefone pessoal
Mostre
a sua cliente que é importante ela estar ali, por isso não divida a sua atenção
com o seu telefone, isso demonstra desatenção, desrespeito e pode comprometer a
eficácia do seu serviço. Sua família, amigos e pessoas que são próximas a você
sabem que você está no horário de trabalho, combine com elas que você só pode
conversar nos momentos vagos, fora isso, mantenha o seu telefone no silencioso
e dê toda a sua atenção a sua cliente.
Um
exemplo triste com relação a isso foi quando eu estava em um salão fazendo as
unhas e a dona do salão era a manicure e ela ficou o tempo inteiro olhando o
celular, digitando e até enviando áudios. A consequência disso foram vários “bifes”
que ela tirou de mim, sem contar que ela demonstrou total falta de atenção e
descaso com a minha presença. Resultado, não retornei mais e também não a indiquei
a ninguém.
8.
Atenção
a higiene
Siga as normas de higiene e segurança mostrando organização, controle e preocupação com sua equipe e clientes. É muito desagradável encontrar aventais e toalhas sujos e superfícies empoeiradas. Higienize todos os materiais de uso e equipamentos diariamente ou sempre que trocar de cliente, procure usar luvas, aventais e outros equipamentos de higiene e segurança.
Use
essas regras a favor do seu negócio. Caso sejam difíceis para você, busque
treinamentos e auxilio de profissionais para melhorar cada vez mais a sua experiência
com o cliente. Reflita como você pode melhorar e foque nisso, pois se não melhorar
o seu concorrente pode estar fazendo e tendo uma vantagem a mais no seu negócio.
E agora mais do que nunca, em tempo de Pandemia, o cuidado na prestação de serviços deve ser redobrado.
Você
é proprietário de salão de beleza? O que achou dessas informações? Você as
pratica e orienta os seus colaboradores?
Caso
precisar de gestão de suas redes sociais, relatórios de controles financeiros e
cartão interativo entre em contato comigo para os serviços de Assistente
Virtual.
Sucesso!
Karla
Azevedo - Assistente Virtual
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