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Empreendedorismo feminino no Brasil

Cada vez mais, as mulheres tem ocupado lugares de destaque na sociedade, papeis importantes além dos que já são inerentes a sua essência. Lendo a respeito do nosso tema de hoje descobri que segundo dados do SEBRAE temos em média 18 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil e isso equivale a 25% da população. 

Segundo o livro Faça Acontecer, as mulheres se subestimam sistematicamente e costumam julgar o seu desempenho menor do que realmente é e quanto os homens avaliam os seus desempenhos sempre a maior. Os homens atribuem as suas capacidades pelo o que eles são, as mulheres procuram olhar ao seu redor e atribuir a outras coisas. Os homens quando fracassam atribuem o baixo desempenho, ao assunto que não o interessa ou não estudou o suficiente. A mulher sente uma queda na sua confiança ou amor próprio. Esse comportamento da mulher faz parte de uma mentalidade impostora e limitante. Fico analisando esse resultado mencionado pelo Sebrae da quantidade de mulheres que tiveram que superar todas as limitações internas e externas para alcançarem o empreendedorismo.

No Brasil conhecemos mulheres que superaram seus processos difíceis em busca dos seus sonhos e hoje influenciam e inspiram mulheres de todo o mundo.


Algumas delas são:

 

Zica Assis – Beleza natural

Essa história começou há mais de 20 anos, quando Zica Assis começou a misturar produtos e matérias-primas em busca da fórmula que traria balanço a seus cachos super rebeldes. Foram incontáveis testes, que chegaram a deixar familiares carecas, até encontrá-la. Nascia o Beleza Natural, primeiro instituto especializado em cabelos crespos e ondulados do Brasil. Com a fórmula nas mãos restava a divulgação, então diariamente eles fixavam nos ônibus panfletos com a propaganda.

Na época, ele era uma salinha de 30m² que recebia imensas filas na porta, tocada por quatro sócios – aqueles do início. As chances de dar errado eram grandes, mas nas palavras da presidente e co-fundadora, Leila Velez, “a gente acreditava muito em um sonho e era tudo que a gente tinha”.

Hoje o Instituto Beleza Natural já formou e transformou milhares de mulheres e possui lojas por todo o Brasil.

Luiza Helena Trajano | Magazine Luiza

Do interior de São Paulo, em Franca, filha e sobrinha única, aprendeu a inteligência emocional com a mãe, e o empreendedorismo e o espírito de vendedora com a tia, também Luiza. Acrescentando os seu valores como honestidade, sonho grande, generosidade e aprendizado constante, transformou a loja fundada pelos tios em um dos maiores varejistas do país: o Magazine Luiza.

“Eu sou vendedora. A minha família é vendedora. Eu não tenho vergonha de dizer isso. Comecei a trabalhar no varejo aos 12 anos porque queria comprar presente de Natal para as pessoas que eu gostava. Com o dinheiro das comissões, eu consegui. Todo mundo que trabalha vende algo para alguém. No Magazine Luiza, durante cinco anos, todo mundo tinha o cargo de vendedor no crachá. Isso é motivo de orgulho e não de vergonha.” - disse.


Sônia Hess | Dudalina

Em uma de suas idas a São Paulo para reabastecer o estoque da sua lojinha, Seu Duda acabou comprando muito mais do que deveria de um tecido. Sem saber o que fazer viu que tinha prejuízo certo em uma época em que as coisas não eram tão acessíveis como hoje, o espírito empreendedor de Dona Lina assumiu o controle. Ela descosturou uma camisa que tinha na venda, entendeu como a peça era feita, contratou duas costureiras (que passaram a trabalhar no quarto dos filhos) e, naquela tarde, fizeram três peças que venderam bem rápido. Da situação, Dona Lina viu uma oportunidade e assim nasceu a Dudalina, em 1957.

Seu Duda e Dona Lina são os pais de Sônia Hess. Ela, empreendedora, ele, poeta. As primeiras lojas de Balneário Camboriú foram deles. Segundo Sônia, as tocadas pela mãe, de quem herdou a sensibilidade para os negócios, eram muito mais bem sucedidas.  Com 11 irmãos homens, Sônia assumiu a presidência da camisaria fundada pelos dois e a transformou na maior exportadora de camisas do país. A sua grife possui peças originais e é muito procurada por mulheres que se identificam com o seu estilo.

 Perguntada se ser mulher atrapalha, ela responde que não: “o que importa é o espírito empreendedor”.

 

Chieko Aoki - Blue Tree Hotels

Chieko Aoki também faz parte desse time de mulheres de negócios mais poderosas do Brasil, de acordo com a Forbes – em 2013, ela ocupou o segundo lugar. A empresária é fundadora e presidente de uma das maiores redes hoteleiras do país, a Blue Tree Hotels.

Antes de liderar a própria empresa, Chieko Aoki trabalhou em outros negócios no Brasil, na Europa, na Ásia e nos Estados Unidos. A empreendedora está no segmento hoteleiro desde a década de 1980, quando tinha o emprego de diretora de marketing e vendas em uma rede de hotéis de luxo. Dentro da empresa, Aoki aprendeu muito e construiu sua carreira com crescimentos expressivos: em alguns anos, ela já tinha chegado à presidência da rede.

Em 1997, Chieko resolveu utilizar todo o conhecimento que acumulara, da sua formação em Direito para empreender. Assim foi fundada a rede Blue Tree Hotels, que segue o conceito de hotéis de luxo e resorts e atualmente conta com mais de 20 unidades espalhadas por vários estados brasileiros.

Com uma carreira longa e muito bem consolidada, Chieko pode ensinar muito a respeito de negócios.

Essas e muitas outras histórias de mulheres empreendedoras servem como fontes de inspiração.

Além de procurar cursos e vídeos na internet, vale a pena ficar de olho em iniciativas voltadas especialmente para empreendedoras, que ajudam a trocar informações e procure um bom mentor.

Faça network, participe de palestras, faça parte de grupos sobre o assunto, a mentoria é muito importante nesta e em qualquer fase do negócio.

Busque o melhor caminho para você e transforme a sua carreira. Sucesso!

 

Karla Azevedo

@karlacoelhocs

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