...
1. Horários de atendimento indefinidos
A disponibilidade e a facilidade que a internet traz dá a falsa impressão aos usuários de que tudo funciona 24 horas por dia. É possível realizar uma compra em um e-commerce na madrugada de sábado, mas a empresa precisa deixar claro que não haverá um suporte online para auxiliar o consumidor.
Coloque em todos os canais disponíveis qual o horário de atendimento ao consumidor e quais as formas de entrar em contato com a empresa.
2. Bots em vez de atendentes
Os bots auxiliam e facilitam o primeiro contato do usuário com a empresa. Por meio deles, é possível solucionar uma série de problemas e dúvidas. Mas, em outros casos, somente o atendimento feito por uma pessoa será capaz de solucionar o questionamento.
Limite o atendimento dos bots em horários que a equipe estiver offline ou programe para que eles deem a opção ao usuário de conversar com um atendente.
3. Falta de atendimento alternativo
Outro erro que muitas empresas cometem, inclusive as grandes, é oferecerem poucos canais de atendimento ao usuário. Se o usuário não puder contactar a empresa via telefone, ele deve ser bem atendido também via e-mail, chat ou inbox.
4. Retorno demorado
A demora no retorno frustra o cliente e também deixa uma má impressão. Mesmo que não tenha equipe disponível para atender o usuário naquele momento, é importante avisar quanto tempo ele deverá esperar no chat para ser atendido ou qual o tempo máximo da resposta de um e-mail, por exemplo.
Além disso, após o primeiro contato, o cliente aguarda o período pedido para o retorno da empresa com a solução definitiva do problema. Não o deixe esperando!
5. Resposta padrão
As respostas padrão precisam existir no relacionamento com cliente, pois são elas que darão a uniformidade ao atendimento e facilitarão os processos internos. Porém, o erro é cometido quando as empresas utilizam as respostas padrão para atrasar a solução de um problema.
Se o problema apresentado não pode ser resolvido instantaneamente, seja sincero com o cliente e explique a situação. Depois disso, dê um novo prazo a ele para a solução definitiva. Certamente, ele reconhecerá a sinceridade e o esforço em solucionar o caso.
Processo para evitar esses erros
Evitar esses erros faz parte do processo de pós-venda. Ele é fundamental nas suas estratégias e envolverá o treinamento das equipes, assim como pesquisas de opinião no pós-atendimento.
Neste post, você viu que relacionamento com o cliente deve ser humanizado e honesto.
Conversar com o seu público é um bom caminho para saber quais erros você está cometendo.
Cada vez mais as empresas estão adaptando o seu atendimento online ao cliente e o trabalho remoto da Assistente Virtual pode auxilia-las nesse processo, tornando o atendimento humanizado e eficaz, cada vez mais real para o relacionamento cliente e empresa.
Apareça para o seu cliente. Gostaria de contratar o trabalho de uma assistente virtual? Saiba mais aqui no meu blog, fico a disposição para tirar qualquer dúvida.
Contrate uma assistente virtual
Karla Azevedo
Assistente Virtual
Texto adaptado: https://miniagencia.com.br/
Contrate uma assistente virtual
Comentários
Postar um comentário
Olá
Faça seu comentário
Após a aprovação ele aparecerá no Blog.
Será sempre um prazer tê-lo por aqui.