O que fazer quando está chegando o final do ensinou médio e o jovem ainda não escolheu a profissão que deseja seguir?
Realmente é uma decisão de muita responsabilidade para um jovem de 17 a 19 anos decidir algo para a sua vida inteira. Com certeza muitas coisas vem a mente como o medo, a insegurança, a ansiedade... o que fazer? Escolher o que se gosta ou o que dá dinheiro? Esse impasse não deve dominar a sua mente.
O melhor a fazer é elencar o que você mais gosta de fazer. Isso mesmo, faça uma lista sobre seus hobbies, matérias preferidas, suas curiosidades e tente fazer a ligação entre eles com algumas profissões.
Lembro-me que aos 18 anos, antes de decidir-me sobre qual cadeira escolher fiz um teste vocacional, ele era muito grande, com várias perguntas muito diversas e que no final deu como tendência a gostar das seguintes profissões: 1º Administração, 2º Psicologia, 3º Nutrição. Como na época apenas o curso de administração estava iniciando na minha cidade eu prestei vestibular para ele e passei. A psicologia é algo que tenho no meu coração, lido com ela constantemente pois gosto dos temas relacionados as emoções e como lidar com elas, leio sobre o assunto e gosto de conversar com as pessoas. A nutrição é algo que também gosto de entender melhor, a composição dos alimentos, as vitaminas, o hipotireoidismo, leio muito a respeito e gosto de "passear" por essa área. E até criei um grupo no Facebook sobre o hipotireoidismo. Antes de optar pela Administração, conversei também, com profissionais da área para entender melhor o campo de trabalho, as especializações, como é o dia a dia da atividade, e me escrevi em um Seminário sobre o tema, promovido por alunos da Faculdade, nesse Seminário eu fui sorteada com um livro, fiquei muito satisfeita e achei que seria um sinal positivo.
Segui essas dicas pode levar ao sucesso na escolha de qual profissão seguir. Durante todos os anos de estudo eu nunca desejei desistir e gostei do curso do inicio ao fim. Nem sempre a profissão que escolher te levará a ser muito bem sucedido financeiramente, mas trará satisfação para as suas emoções. Muitas pessoas inciam cursos que estão na moda na época, ou porque o pai quer que ele tenha tal profissão, ou porque a maioria na família é profissinal na áreas. Nem sempre o que é bom para o outro será bom para você. A opinião do outro é importante para você principalmente quando se trata de família, mas nunca deve te forçar, pois para ser um bom profissional na área que escolher você precisará ser apaixonado pelo que faz, a paixão sim te levará a ser notado, abrirá portas e oportunidades incríveis.
Sucesso!
Os serviços de Salão de beleza e estética são uma das atividades mais escolhidas pelas empreendedoras. Os serviços de beleza para cabelo, pele, sobrancelhas, cílios e unhas correspondem a uma grande parcela na economia do nosso país, considerando uma média de 30% da receita. Em um mercado onde existe mais de 1 milhão de salões de beleza e centenas de clínicas de estéticas o serviço ao cliente precisa possuir um diferencial além do conhecimento técnico específico. O diferencial no atendimento ao cliente é tão importante que as clientes não consideram distância, preço ou facilidades no pagamento e sim procuram um lugar onde se sente bem e são bem tratadas. Ainda mais, considerando o público exigente de mulheres que se apegam mais aos detalhes e emoções. Em decorrência disso, como se destacar em um mercado tão competitivo e acirrado? Como ser lembrado? Assim como acontece com qualquer marca que gostamos (salão de beleza também é uma marca), é fundamental considerar uma exp...
Comentários
Postar um comentário
Olá
Faça seu comentário
Após a aprovação ele aparecerá no Blog.
Será sempre um prazer tê-lo por aqui.